O contratante estará principalmente envolvido na investigação e análise, bem como na criação de um inventário eletrónico.
O trabalho irá desenvolver informação já existente recolhida no contexto da implementação da Diretiva Nitratos (estudos existentes, relatórios de implementação da Diretiva Nitratos, informação fornecida pelos Estados-Membros numa base ad hoc, etc.) com informação a ser recolhida autonomamente pelo contratante por meio de investigação documental fornecida pelos serviços da Comissão.
O contratante deve, nomeadamente:
1) Criar um inventário eletrónico (i.e. um wiki atualizável e base de dados amigos do utilizador) de instrumentos legais e medidas derivados do Artigo 5.º da Diretiva Nitratos nos 28 Estados-Membros e nas suas regiões;
2) Sublinhar as principais diferenças nas abordagens e medidas na implementação da Diretiva Nitratos;
3) Identificar as melhores práticas existentes na implementação da Diretiva Nitratos;
4) Identificar potenciais impactos transfronteiriços devido a diferenças nas abordagens e medidas na implementação da Diretiva Nitratos;
5) Identificar interações de diferentes abordagens e medidas no âmbito da Diretiva Nitratos com a Diretiva Nacional de Limites de Emissões.
A especialização necessária para implementar o contrato inclui educação superior ou experiência profissional em: agronomia, poluição por nutrientes difusos, políticas ambientais da UE, recolha de dados numéricos e escritos, gestão de dados digitais e desenvolvimento de bases de dados.
Contrato único de 12 meses (orçamento total de 200 000 EUR).